quarta-feira, 14 de março de 2018

Fidelidade conjugal nasce da simplicidade da partilha a dois

A fidelidade conjugal é o fruto da fidelidade no namoro

Na história a seguir, entenda a importância da fidelidade da vida conjugal.
Havia um senhor que, todas as manhãs, ia tomar café com sua esposa, a qual se encontrava internada em um asilo. Certa manhã, esse senhor estava esperando o ônibus. Quando olhou para o lado, viu um amigo seu que se aproximava. Cumprimentaram-se e, o senhor, convidou seu amigo para sentar-se ao seu lado. Contou ao amigo sobre sua jornada matinal de todos os dias. Ouvindo-o atentamente, esse amigo lhe perguntou:
“Por que, todas as manhãs, você vai tomar café com sua esposa, se ela não se lembra mais de quem é você? Ela tem Alzheimer!” Nisso, aquele senhor virou-se e, olhando profundamente nos olhos de seu amigo, disse-lhe: “Ela pode não se lembrar de quem eu sou, mas eu me lembro de quem ela é e do compromisso que nós assumimos perante Deus!”.
As faces da fidelidade conjugal
Foto ilustrativa: Daniel Mafra/cancaonova.com

O valor da fidelidade

Em uma sociedade com tantas propostas de felicidade, essa pequena história nos ensina o valor da fidelidade nas relações conjugais, em todos os momentos da vida: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias, manhãs, tardes e noites da vida a dois. A fidelidade entre o casal começa no período de namoro, momento propício do conhecimento, tempo de construir uma relação madura e humana. Estação de semeadura das flores que, um dia, irão florir nos canteiros de uma vida conjugal sacramentada pela bênção de Deus.
A fidelidade no casamento é o fruto da fidelidade no namoro. A busca pelo que é essencial no casamento deve sempre ser maior do que é periférico. Muitos relacionamentos conjugais se estacionam em sentimentos periféricos, os quais não trazem nenhum benefício para quem busca construir uma vida de amor partilhado. O amor, que um dia os uniu, acaba sendo deixado de lado por desentendimentos não resolvidos, pela falta de diálogo e compreensão de ambas as partes.

Construção do amor

Fidelidade nas alegrias da vida, mas também nos momentos de tristeza. Fidelidade na saúde e também na doença. O verdadeiro amor é construído dia a dia na vida do casal. A cada nova manhã, marido e mulher são sempre convidados a renovar a fidelidade um ao outro e redescobrirem o motivo que, um dia, os levou ao altar: o amor que os uniu por toda a vida.
Uma verdadeira experiência de fidelidade conjugal passa pelo processo da gratuidade do amor. Marido e mulher, que cobram amor um do outro, estão negociando seus sentimentos. A própria palavra “cobrança” revela, em si mesma, seu significado: só cobramos algo de alguém quando há uma dívida pendente. O amor conjugal não é negócio, mas pura gratuidade, doação e entrega. Quando as cobranças começam, o relacionamento entra num processo de contabilidade, no qual o saldo final sempre será negativo.

Renovação do compromisso

A cada novo dia, a cada nova manhã, o amor e a fidelidade devem ser renovados. Novas esperanças devem ser semeadas no jardim da vida a dois. Esposo e esposa devem cultivar, em conjunto, no canteiro da alma, o amor que os uniu um dia. Descobrir que o outro não é tão perfeito como se imaginava, é um exercício de paciência, que só poderá ser vencido com as flores da paciência, do diálogo e do perdão.
No casamento, a fidelidade nasce da simplicidade da partilha a dois. Cada casal é sempre convidado a descobrir, na simplicidade da vida a dois, o espetacular da vida matrimonial.


Fonte: Canção Nova

2 comentários:

  1. Eu amo a minha esposa " SOU MUITO FELIZ COM ELA, COM ELA EU TIVE A GRAÇA DE NASCER DE NOVO" HÁ, COMO EU SOU FELIZ, SOU O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO,AGORA O MEU CORAÇÃO ESTA PULANDO DE ALEGRIA POR LEMBRAR DELA, OBRIGADO MEU DEUS POR MINHA ESPOSA QUERIDA BEIJOS MEU AMOR DO SEU ESTERNO. EUDES BALDUINO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  2. EU QUIZ DIZER DO SEU "ETERNO" ESPOSO. EUDES BALDUINO DE SOUZA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BEIJÃO

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu Comentário!

Música Web Armadura


Liturgia de Hoje

ARMADURA

ARMADURA
ACESSE NOSSOS VÍDEOS

Voltar