terça-feira, 22 de março de 2011

DESCASO DO PODER PÚBLICO COM A COMUNIDADE DO TIMBÓ

Ao final da postagem, deixe o seu comentário
 

"Estive hoje visitando a comunidade do Timbó, a qual fica localizada nas proximidades do bairro dos Bancários e a situação é calamitosa. O poder público tem, literalmente, abandonado aquela comunidade, a situação é estarrecedora, os moradores já não agüentam mais.
    Em março de 2010, a Prefeitura Municipal de João Pessoa se comprometeu em resolver a problemática existente, inclusive com data marcada para concluir o que foi anunciado: 198 casas seriam construídas para tirar as famílias em áreas de risco, a drenagem e pavimentação das 11 ruas, a contenção da encosta. O projeto foi apresentado na comunidade no dia 15 de março de 2010. Tenho que ser honesto e justo, a Prefeitura iniciou, é verdade, a construção das casas, inclusive celebrei uma missa no dia 13 de setembro de 2010 com a participação do senhor prefeito Luciano Agra e do sue líder na Câmara o vereador Bruno Farias; só que depois de levantadas as paredes das casas, o serviço está parado a quase um mês.
    Autoridades constituídas, o que o povo precisa mesmo de forma urgente é a drenagem a pavimentação, já que as doenças, segundo a médica do posto de saúde da comunidade referida, são crescentes: o surto de asma, dermatite, tuberculose (de 2003 a 2011 mais de 30 casos), hepatite A (em 2010 16 casos), o surto de dengue é altíssimo, Hanseníase, parasitoses intestinais. Estes dados foram colhidos no posto de saúde através da médica e conversa com moradores, onde pude observar pessoalmente as pessoas com sintomas de algumas das doenças acima citadas. E o estarrecedor é que 65% dessas doenças são causadas por falta de esgotamento sanitário.
    Passei por várias ruas (não são ruas como concebemos, mas vielas e fáceis de serem resolvidos os problemas), mas destaco a rua Maria da Glória Beco 02, como eles a chamam. Pasmem, vi o esgoto entrar por baixo do muro e sair no interior da casa, prosseguindo por outra rua, vi focos de dengue e durante minha visita, recebi muita reclamação dos moradores do bairro. . Em contra partida, veja avenidas de bairros abastados como Manaíra, tendo o asfalto todo refeito (Av. Esperança – Manaíra, por exemplo). Me pergunto: por que para a classe pobre a burocracia empaca, enquanto que os recursos investidos em bairros ricos a burocracia do poder público não é problema?
Abaixo seguem as fotos para que os leitores vejam a realidade nua e crua, a qual está sedo relatada e, espero das autoridades competentes, providencias. Não é possível que depois de passado um pouco mais de um ano (data do anuncio do projeto foi 15 de março de 2010) a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a CAGEPA e os poderes de defesa da população não tomem as providências cabíveis."

Pe. Marcondes Meneses -  Marcondes_meneses@hotmail.com

 



















































































































9 comentários:

  1. É eminente a situação desagradável da comunidade.
    Más só terá solução quando os moradores se mobilizarem, mas todas as vezes só uma minoria da população é que acredita que pode da certo. A maioria não acredita porque todas as vezes que prometem uma melhoria, fica no papel, ou vem tirar algumas medidas, pra dizer que vai pra frente, ou fica como dessa vez: obras abandonadas. Por isso a comunidade vai perdendo as esperanças e achando cada vez mais utópico alguma obra ser terminada.
    Não era pra desanimarem nunca, porém como todo ser humano, eles vão se adaptando a essa situação, e se acomodando, é triste ver isso.
    É vergonhoso ver como a maioria dos que estão no poder se importam mais com os que já tem uma qualidade de vida boa do que com os que moram nessas comunidades. Acho que é porque não tem pessoas com "importância" nesses locais e então não vai lhe servir de nada finalizar alguma obra que preste.
    Gratificante é saber que existem pessoas que se importam e comovem-se perante essa situação.
    Então vamos divulgar cada vez mais. E parabéns aos administradores do blog.

    ResponderExcluir
  2. (boa noite a todos que fazem esse blog parabéns)
    Caramba e algo estarrecedor o que acontece com essa comunidade, as autoridades desse estado parecer fazer vista grossa,para eles e melhor gasta fortunas em dasapropriação de terrenos e casas em locais de alto padrão ao inveiz de fazer uma grande obra nessa comunidade si vove relata tudo agui não teria espaço. http://jefersonaraujosouza.blogspot.com/ TWITTER @jeffersonaarauj

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo BLOG e em especial a Paróquia Menino Jesus de Pragas pela iniciativa de abraçar a causa do Timbó, que aliás não é um problema só da Comunidade do Timbó, mas de todos nós enquanto cidadãos e membro desta sociedade.
    Enquanto membro da ONG - Comunidade em Ação: http://www.ongcomunidadeacao.blogspot.com/, não irei ficar calado. Aliás, já estamos começando a dá alguns passos enquanto Organização.
    É importante a união nessa hora!
    TWITTER: @MarcosAlxdre

    ResponderExcluir
  4. A capacidade de se indignar com o sofrimento dos irmãos e fazer algo para mudar essa realidade é o que diferencia os Cristãos dos demais, é quando realmente colocamos em prática os mandamentos de Deus.
    A Igreja, que somos todos nós, não pode se ausentar quando o Cristo que está no outro irmão sofre!
    Parabéns pela iniciativa da Paróquia Menino Jesus de Praga e pelo apoio desse Blog, instrumento tão importante para evangelização.
    João Euclides e Analyane - ECC

    ResponderExcluir
  5. Padre Marcondes fez o que todos os sacerdotes deveriam fazer. Cair em campo nas suas comunidades e observar como os menos favorecidos vivem. As auroridades só pensam em seu próprio bem estar. Cabe a nós, pessoas comuns não deixá-los. Pois como pensou Aristóteles, todo homem tem a possibilidade de se corromper. Políticos são exatamente, assim. Não temos porque nos surpreender. Temos é que denunciar.

    ResponderExcluir
  6. Ola meu nome é Marcia, sou moradora da comunidade do Timbó, estou muito confiante com o apoio que o padre Marcondes está dando a minha comunidade mas isso nao só depende dele mas de todos nós, iclusive dos politicos que nao fazem nada, não estamos pedindo nenhum favor mas sim cobrando nossos direitos como cidadões! Obrigado padre Marcondes pela força que está nos dando

    ResponderExcluir
  7. Sinto uma grande tristeza em ver essas fotos, onde muitos de nossos irmãos vivem em situação de falta de politicas públicas, onde em nossa carta maior, à nossa constituição, dar a todos os direitos, que qualquer cidadão tenha no mínimo condições dignas de moradia, saúde e educação. Precisamos nos urnir e juntos ajudarmos os nossos irmãos da Comunidade do Timbó, nunca precisamos baixar a cabeça e sim sempre lutar pelos nossos direitos, todos somos iguais perante a lei dos homens e principalmente a lei de DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Eu, Patrícia Maria acredito que a luta em favor da Comunidade do Timbó não pode mais ser apenas daquela gente que de tanta promessa, sem ver ações esta desacreditada. Não se consegue acreditar nas palavras dos homens que estão no governo do nosso Estado; a sensação que dá é que as pessoas estão todas compradas/dominadas, surdas e omissas ao grito de socorro dos moradores da Comunidade.
    O descaso já vem com mais 20 anos.

    Afinal, foi divulgado em sites, informativo da prefeitura e tantos outros a existência das verbas para essas obras da comunidade do Timbó; aí me vem a pergunta que não quer calar: para onde foi esse dinheiro que já estava disponibilizado, que fim levou?

    Chega a ser irônico, todo ano Eleitoral recebemos diversas visitas especiais, que vêem as necessidades apenas nesta época, fazem um esforço imenso para descer as ladeiras esburacadas, tampando o nariz ao passar na frente dos esgotos a céu-aberto (descem o timbó caindo por dentro dos buracos, sentindo a fedentina e não se lembram que aquelas mesmas pessoas que os acompanha estão passando por aquilo todos os dias)a música diz "que País é esse" e eu digo "que Pessoas são essas".

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Wilma sou moradora a 17 anos desta comunidade e infelizmente não tenho boas recordações do lugar onde moro, a começar da minha casa que todos os dias indo e voltando tenho que atravessar como portão de entrada da minha casa uma ponte improvisada de tábua para não molhar os pés no esgoto fedentino, que corre livre vinte e quatro horas e que passa na frente de minha casa. No período chuvoso as crianças sequer podem sair para a escola. Será que alguma autoridade suporia ver um seu filho passar por estas situações que essas crianças estão vivenciando?
    É lamentável no mundo tão avançado seres humanos criados imagens e semelhança de Deus viverem como se fossem dejetos em córregos, vivendo a margem de uma sociedade de promessas e descaso com a vida.
    É triste falar de algo que traz tanta dor e que já partilho a tantos anos, mas apesar do desabafo, através desse blog surge uma voz que grita forte expressando o sentimento de um povo esquecido...

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu Comentário!

Música Web Armadura


Liturgia de Hoje

ARMADURA

ARMADURA
ACESSE NOSSOS VÍDEOS

Voltar