terça-feira, 16 de abril de 2019

É realmente difícil fazer uma oração?




Serei completamente honesto com você. Eu me esforço com a oração.
Não duvido da necessidade de oração. Preciso dela desesperadamente. Na verdade, acredito firmemente que sem uma oração sincera, a relação do crente com Deus será apenas superficial.
Infelizmente, muitos de nós praticamos uma versão enfraquecida da oração. Nós nos sentamos com nossa Bíblia e nossa "lista de oração" e ficamos 15 minutos, 30 minutos, ou até mesmo uma hora contando para Deus como nós gostaríamos que Ele trabalhasse em nossas vidas e ao redor delas.
Isso alguma vez aconteceu contigo?
Essa forma de "rezar" é bem simples se você puder se focar e aproveitar o tempo. Mas a oração a sério é bastante difícil, pelo menos para mim.
A verdadeira oração não é percorrer nossa lista explicando a Deus como Ele pode cuidar das coisas. A oração autêntica é simplesmente revelar as nossas necessidades ao Senhor permitindo que Ele as atenda à Sua maneira.
A verdadeira oração não procura mudar a mente de Deus para fazer a nossa vontade, mas sim a mente e a vontade de Deus. O nosso objetivo ao rezarmos é permitir que o Senhor transforme o nosso coração e a nossa mente para refletir a Sua.

Então, o que é uma oração verdadeira?

Uma oração verdadeira não é uma atividade limitada a um intervalo de tempo em nosso dia, mas um relacionamento contínuo com Deus.
Sim, precisamos de momentos de oração focada quando a nossa atenção está voltada apenas para Deus. Mas a verdadeira oração nunca acaba. Ela permeia e invade cada momento das nossas vidas. E ao praticarmos a oração a sério, desenvolvemos uma intimidade com Deus que não é possível de outra forma.

Por que a oração a sério é tão difícil?

Então, se a verdadeira oração é tão maravilhosa, porque é tão difícil?
1.       A oração requer tempo e disciplina - Embora a oração seja um modo de vida, também devemos regularmente fechar tudo e passar um tempo intenso e focado apenas com Deus. Mas muitas vezes cedemos aos chamados da lista de tarefas ou dormir ou a outras mil coisas menos importantes.
2.       A oração requer humildade – gostamos de pensar que somos muito inteligentes. Podemos ver como os nossos problemas podem ser resolvidos. Sabemos como deve ser o nosso futuro. Até nos atrevemos a dizer a Deus como achamos que podemos servi-Lo melhor. Temos de deixar de lado o nosso orgulho tolo e ir humildemente para o Único que realmente sabe o que é melhor.
3.       A oração requer silêncio e quietude - O mundo nos bombardeia com entretenimento, e-mails, notícias, mídia social e muito mais. Mas tudo isso é apenas barulho e distração que nos impede de ouvir a voz de Deus. Temos que manter o computador fechado, a TV desligada e o coração e a mente sintonizados com o Criador.
4.       A oração requer espera - temos dificuldade em esperar pela resposta de Deus. Às vezes Ele responde imediatamente e outras vezes Ele quer que esperemos. Ele tem muito a nos dizer se nós esperarmos o tempo suficiente para Ele falar. E às vezes, a resposta está na espera.
5.       A oração requer obediência - Se procuramos a vontade de Deus ou pedimos que Ele atenda a uma necessidade e não fazemos o que Ele diz, basicamente cortamos essa comunicação. A nossa falta de obediência diz a Deus que não acreditamos que o Seu caminho seja o melhor. Que achamos que conseguimos fazer melhor sozinhos. A obediência prova a nossa confiança e constrói a relação.
Tempo, humildade, serenidade, calma, espera e obediência. Oração verdadeira. A nossa natureza humana pecadora luta contra isso. O nosso espírito anseia por isso. Por isso vamos continuar praticando. E rezando.




Jose Luis Martin Cara
Curitiba - PR





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu Comentário!

Música Web Armadura


Liturgia de Hoje

ARMADURA

ARMADURA
ACESSE NOSSOS VÍDEOS

Voltar