Antes de iniciar o ensaio, façamos uma pequena reflexão sobre o Tempo da Quaresma:
1. O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de cinzas até à Missa da Ceia do Senhor. São 40 dias de preparação às festas pascais. Do início da Quaresma até a Vigília Pascal não se canta o Aleluia.
2. Na quarta-feira de abertura da Quaresma, que é por toda parte dia de jejum, faz-se a imposição das cinzas. Também é lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade, uma iniciativa concreta da Igreja no Brasil. Neste dia acontece a Coleta da Solidariedade.
3. Os domingos deste tempo são chamados de I, II, III, IV e V domingos da Quaresma. O VI domingo, com o qual se inicia a Semana Santa, é chamado “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”.
4. Cantar a quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que em todos os tempos e de muitas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo...
5. Será de fundamental importância a colaboração dos compositores, letristas, animadores, salmistas, cantores, instrumentistas, em fim, todos devem ter a consciência que exercem um verdadeiro ministério litúrgico: a esses cabe ajudar toda assembléia a cantar a liturgia, ou seja, QUE O GRUPO DE CANTOS NÃO CANTE SOZINHO, MAS AJUDE A CELEBRAR UMA LITURGIA CANTADA!
6. Os compositores (letristas e músicos) conheçam profundamente a função ministerial de cada canto na ação litúrgica e traduzam numa linguagem poética, mística, orante e performativa os textos e melodias destinados a cada momento da celebração litúrgica;
7. Os instrumentistas utilizem seus instrumentos musicais para se sustentar e nunca se sobrepor ao canto dos fieis. Neste tempo quaresmal, procurem tocar de forma discreta e sensível ao momento celebrativo.
8. Os salmistas jamais deverão substituir o salmo responsorial por outro canto. Se, por ventura, não puderem cantá-lo, que recitem com o refrão do povo.
9. Os grupos de cantores ou corais desempenhem sua função sem jamais monopolizar o canto durante toda a celebração. Ensaiem antes com a assembléia, facilitando assim, a compreensão da liturgia proposta. “Quem canta reza duas vezes”, por isso não reze sozinho, divida esta graça com os outros irmãos.
Fonte: Arquidiocese da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu Comentário!